sábado, 1 de dezembro de 2012

Postura e Projeção do Olhar


Postura e Projeção do Olhar

 
Exercícios propostos na aula:

 
 ■Um levanta e todos trocam de lugar;

 ■Trabalhar a alavanca das pernas (coxo-femural);

 ■Força das pernas;

 ■Apoio dos ísquios (assento): sentar nas mãos; (já citado)

 ■Organização dos joelhos e dos pés (90º);

 ■Respiração e postura com instrumento;

 ■Báscula de quadril (sentar no Cox e depois ísquios);

 ■Cada um mostrou um jeito de sentar e os outros imitaram.

Nesta aula realizamos parte da prática sentados, trabalhando a postura, exercitando a maneira correta de sentar-se nos ísquios, de levantar-se, como apoiar os pés no chão.  A professora deu-nos dicas importantes para nosso dia a dia enquanto músicos e professores, pois é fundamental cuidar de nossa postura, dos nossos alunos e assim melhorar nossa qualidade de vida e esteticamente também. Ela ensinou-nos a técnica de sentarmos em cima da mão, que proporciona um maior relaxamento do corpo, membros, garantia de conforto, atenção e maior desempenho nas aulas.

Ao tocar um instrumento seja ele qual for a postura é fundamental, seja ao piano, um grupo coral, ao violão. Professora pediu para que cada um fizesse a mímica de como toca seu instrumento, montando uma postura, que estamos “acostumados”. Professora convidou-nos a refletir mais a esse respeito, do quanto fazemos as coias no “automático”, levados pela rotina e esquecemos de nos atentar ao nosso corpo, pois uma postura correta melhora a qualidade de som inclusive.

 

O corpo torna-se indissociável do conhecimento e compreensão musical e fica, desta forma, fortalecida a utilização do movimento e expressão corporal na educação musical. Simultaneamente, é valorizado o lado prático da música, ou seja, a execução instrumental, vocal e corporal.                                                                                      (GODINHO, 2006, p.376)



Reflexão Pessoal: Como percebo meu corpo em minha prática musical?

 
Em minhas aulas de musicalização, percebo que quando estou sentada ao chão com as crianças, preciso recolocar meu corpo de forma adequada para que o canto, o som do instrumento tenha maior qualidade, e nem sempre me atento a minha postura. Após as aulas da Professora Melina, tenho tido maior atenção a minha postura e trabalhado com as crianças a reflexão da postura corporal com mais ênfase e propriedade, explicando a elas o quanto é importante ter este cuidado com o corpo e motivando-os a ter prontidão através da postura, da respiração e concentração.  Apesar de tão pequenos, faixa etária de 2 a 6 anos, já compreendem e repetem os exercicios propostos. Quando tocamos a flauta, por exemplo, é preciso ter a postura adequada e a respiração correta para que o sopro flua e assim a musicalidade aconteça.

 

Outro foco de nossa aula foi a Projeção do “olhar”.

 

“As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.”

 Leonardo da Vinci

 O primeiro exercício foi trocarmos de lugar, de cadeira com uma pessoa que olhasse para nós e nós também, e tendo essa percepção, esse encontro, deveríamos trocar de lugar. O exercício se deu repetidas vezes, aumentando o ritmo. Depois, em duplas, trabalhamos a conversa pelo olhar. Um contava como foi seu dia e o outro o escutava atentamente, olhando em seus olhos, por um minuto e meio, e depois disso, desviava o olhar, enquanto o outro continuava a falar. Foi uma experiência interessante e ruim quando não somos contemplados com atenção e olhar. O olhar faz toda a diferença em nossas vidas, em nossa prática, principalmente no que atuamos, expressividade, foco, olhar pelo olhar.


Gostei bastante desta aula e percebi minha deficiência de expressão, tanto em me expressar, pois senti dificuldade em contar como foi meu dia, e tanto em desviar a atenção depois, meu parceiro relatou-me não se sentir sem meu “olhar”, porque eu prestei atenção o tempo todo no que ele me contava.
Ainda trabalhando com o olhar, realizamos os exercícios de trocar de lugares na roda através do olhar, trocar olhando para a pessoa, depois desviar o olhar no meio do caminho, entre outros. Boa parte dos exercícios que fazemos, sempre vamos recorrer em algum momento ao olhar.
 
O olhar é o espelho de nossa alma, reflete nossos sentimentos e nos coloca em contato com o mundo. O modo como nos vemos, como vemos o mundo é o modo que tudo se apresenta a nós. Desde a mais tenra idade precisamos de um olhar. O bebê necessita do olhar de sua mãe para que sinta-se seguro e amado, fortalecendo-se emocionalmente para a vida. A comunicação também é feita pelo olhar e em um grupo, quando as pessoas estão entrosadas, por vezes não é necessário falar, apenas se olhar. Um regente, um instrumentista, o professor precisa deste olhar sensível e abrangente. A falta deste olhar ou um olhar mal interpretado podem causar todos os tipos de danos, desde emocionais, até uma má execução de uma canção. Trabalhar a expressividade através do olhar e olhar nos olhos, firmemente do outro é questão de resgate de vida, de valores, de educar com confiança, trocar vínculos e dizer através dele "eu estou aqui por você", "siga em frente", "acredite".  
 
 

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