O som existe no
tempo, projetado no espaço por uma energia que lhe dá uma determinada dinâmica.
O trabalho com gesto na educação musical propõe fazer sentir essa noção de som
em movimento no tempo.
A visão de Laban
sobre os esforços de movimento que estão respectivamente relacionados com
atitudes internas de impulso vital nos ajuda a um resgate revelador da
necessidade de se poder olhar, ouvir...sentir. Na prática educativa podemos
assim recuperar todo o universo da simbologia não-verbal que constitui a base
de nossa percepção com vivências de:
ESPAÇO, que promovem
a ATENÇÃO
TEMPO, que promovem a
PRECISÂO
PESO, que promovem a
DECISÃO
FLUÊNCIA, que
promovem a INTENÇÃO
Ao praticar exercícios
com esses elementos, podemos realizar frases de movimento – saltitar, girar,
deslizar, pular – que podem ser acompanhadas de improvisações sonoras.
...A escrita musical
pode emergir como pesquisa coletiva de análise sonora, como descoberta dos
mecanismos de criação e familiarização com os mesmos, numa apropriação do
sistema de notação coreográfica criado por Laban (1978).
Estou convicta de que
essa proposta de integração da linguagem musical e corporal contribuiu para a
formação de indivíduos mais conscientes de um mundo em contínua transformação e
mais preparados para atuar, com equilíbrio nele.
(O
MOVIMENTO QUE RECRIA O MUNDO:
UM
COLÓQUIO PEDAGÓGICO MUSICAL ENTRE LABAN E KOELLREUTTER – Sonia Silva)
Professora
passou uma sequencia de exercícios, dando comandos de movimentos com peso,
direções, e após criarmos os movimentos discutimos a respeito e encontramos
ações que existem em nosso cotidiano. Professora utilizou as músicas:
Nina Simone – My baby just cares
Exemplo (Os termos usados por Laban e que
ficaram conhecidos no Brasil são os citados abaixo):
LEVE
(peso)
INDIRETO
ou FLEXÍVEL (espaço) → FLUTUAR
LENTO
(tempo)
LEVE
DIRETO → DESLIZAR
LENTO
LEVE
DIRETO
→ PONTUAR (fazer pontinhos, pontuar o espaço)
REPENTINO
LEVE
INDIRETO → CHACOALHAR
REPENTINO
FIRME
DIRETO → SOCAR (cotovelar, termo mais popular)
REPENTINO
Exemplo de Som:
miado de um gato, repentinamente, primeiro som do vídeo abaixo:
FIRME
INDIRETO → CHICOTEAR (Ricardo sugeriu
também espantar mosquitos)
REPENTINO
FIRME
INDIRETO → TORCER
LENTO
SOM:
ENGRENAGEM atentar no vídeo para o som "torcido" da engrenagem.
FIRME
DIRETO → EMPURRAR (ou pressionar)
LENTO
Exemplos
nos ritmos musicais:
LEVE
DIRETO
LEVE
INDIRETO
INDIRETO
LENTO
RÁPIDO
DIRETO
Dicas
“vitais” da professora Melina:
Perceber as próprias tendências (som mais
leve/firme) e passar para os alunos os tipos de sons.
Usufruir deste vocabulário para descrever o
tipo de som objetivamente que se quer, com embasamento e propriedade do
assunto, tornando-se mais compreensível.
A interpretação fica por conta do intérprete,
não de quem ensina. A imagem pode partir do aluno, mas o professor direciona ou
trabalha com estas imagens. Professor deve trabalhar os movimentos de seus
alunos, dar o direcionamento, ter um “olhar”.
Por vezes, no dia de uma apresentação, por
exemplo, o aluno está tenso, professor pede para ele relaxar, mas na verdade
precisa mandar relaxar a parte do corpo tensionada, como os ombros, ou a forma
como ele fala para o aluno relaxar, cada um tem o seu modo, o seu significado.
Usar as brincadeiras para criar um “colorido”,
conduzir as aulas.
Como educador é dever oferecer uma
diversidade!
Nosso grupo escolheu a música “Muito
Incrementado”, Clube do Balanço, na proposta de exercer o mix de todos estes
movimentos estudados, dentro da Coreologia de Laban.
Começamos com movimentos: firme, rápido e
direto. Depois, na pausa, cada um exercia seu personagem. Fiquei com o
movimento indireto da flauta de êmbolo, descendo até o chão. Depois, fizemos
movimentos leves e diretos e terminamos com uma pose para a foto. O resultado
foi muito significativo e divertido para o grupo. Foi uma experiencia marcante e inovadora montar e apresentar a coreografia, pois além de memorizarmos os tipos de som, estudarmos para sermos compreendidos na hora da apresentação, de ter este olhar, nos descontraímos e fizemos com alegria.
*As aulas foram muito positivas e significativas. Pude aprender muito e além de crescer e mudar meu olhar, pude ajudar as crianças em todos os sentidos. Tenho muito a melhorar ainda, aprender mais, mas agora acredito que é uma nova busca, um novo norte, e a professora nos conduziu maravilhosamente a este caminho. Muito obrigada.
*As aulas foram muito positivas e significativas. Pude aprender muito e além de crescer e mudar meu olhar, pude ajudar as crianças em todos os sentidos. Tenho muito a melhorar ainda, aprender mais, mas agora acredito que é uma nova busca, um novo norte, e a professora nos conduziu maravilhosamente a este caminho. Muito obrigada.
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