sábado, 1 de dezembro de 2012

Música e Expressão pelo Movimento - Abertura


 
Professora: Melina Sanchez


Abertura

Nossas aulas sempre começam com um encontro, encontro de nós mesmos com o nosso corpo. Professora sempre proporciona um relaxamento, aquecimento corporal, principalmente o de aquecer mesmo as partes do corpo, esfregando as mãos, e através de cada alongamento, vamos refletindo sobre as sensações, sobre quais os movimentos que estamos fazendo, por quê e para quê.  Nesta primeira aula, após o aquecimento, caminhamos, procurando preencher os espaços. Professora dava um comando sonoro ou falado e fazíamos o que era pedido, parar, olhar, entre outros. Fizemos uma roda, em pé, e em duplas, massageamos as costas, da forma que ela ensinou, um exercício ótimo. Sequencia dos exercícios realizados:

 
  • Integração som e movimento;
  • Reconhecimento do espaço: jogo de caminhar com diferentes andamentos;
  • Roda com palmas: seguindo um sentido, depois outro, aleatório com projeção do olhar, falando o próprio nome, nome do amigo da direita, da esquerda;
  • Criação de um gesto sonoro para nosso nome, ou apelido, a forma como gostamos de ser chamados, eco som, criar som e gesto e todos repetiam;
  • Pesquisa de movimentos articulares;
  • Espelho na roda com música
Integração: Som e movimento - Vital - Corpo - Som - Alma
 



Conversamos após a prática, sobre a disciplina, e professora se apresentou, juntamente o com os alunos. Professora abordará “Laban” em suas aulas:

 
Rudolf Laban                        

“Rudolf Laban nasceu em 1879 em Bratislava Hungria, e morreu em 1958. Desenvolveu uma forma de Dança Expressionista em que o objectivo principal residia na expressão das emoções.

(Sousa 2005, cit. por Oliveira, 2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário